Pizza sem gluten, sem lactose e deliciosa!

Há um tempo atrás, vi em um blog uma receita de massa de pizza de couve-flor e tive que testar. A receita inicial era com uma couve-flor e, como não sabia se ia dar certo, não arrisquei fazer mais. Mas ficou tão boa que, mesmo brotinho, não sobrou nada!

pizza de couve flor shimeji cogumelos vegan vegetariana receita

Escolhi dois recheios: muçarela, abobrinha, tomate e cebola e,  o melhor de todos: muçarela, shimeji, tomate e cebola. Mas também já fiz com muçarela, abobrinha e Polenghinho, que fica irresistível.

A receita, tanto da massa quanto do recheio, é bem simples e pode ser feita em qualquer forno – mas fica mais saborosa no forno de pizza.

Massa

Ingredientes:

(para uma pizza brotinho)
1 couve flor
1 ovo

Modo de preparo:
Cozinhe a couve flor na água até que ela fique bem molinha. Enxágue e bata no liquidificador com o ovo, até que vire um purêzinho. Unte uma forma de pizza com um fio de azeite ou o que preferir (pode ser óleo de coco, por exemplo). Espalhe a massa com as mãos mesmo e leve ao forno pré aquecido à 210 graus. Tem que ficar bem gordinho, se não a massa acaba quebrando. A minha ficou por lá uns 40 minutos, até ficar mais ou menos pronta. Retire do fogo e recheie com o que preferir, voltando ao forno depois para ficar pronta.

Para rechear, não tem muito segredo. Molho de tomate + queijo + o que você quiser. Lembrando que, no caso do shimeji ou da abobrinha, por exemplo, é sempre bom dar uma cozinhada neles antes, deixando num ponto “quase pronto”.

Não entendo nada de combinação de vinhos, mas acompanhei com um Carmenère, chileno e ficou ótimo :)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s