[Guia do Intercâmbio] casa de família ou dividir apartamento?

Por conta do programa que escolhi, só tinha duas opções: homestay ou apartamento da faculdade (que eu achava que seriam no campus). Os dormitórios da faculdade não estavam disponíveis e eu escolhi dividir apartamento porque não queria ter que dar satisfações para ninguém.

O que eu tenho pra dizer é que, independente do que você escolher, tudo depende de sorte. No meu caso, o choque já veio quando cheguei. Esperava apartamentos no campus da faculdade mas, na verdade, eles só eram propriedade da faculdade e ficavam há 2 milhas do campus – mais uma coisa que a agência “não sabia” e me informou errado. O apartamento era muito bom, espaçoso e em um condomínio lindo. Tinha dois quartos, dois banheiros, sala, cozinha e varanda. Tínhamos até jacuzzi!

DSCN2192Essa era a vista da varanda do apartamento. Not bad, han?

Mas, pelo mesmo valor que paguei e também pela faculdade, uma das minhas amigas ficou em um flat na rua do campus, walking distance, como a gente dizia. E muito mais novo e bem cuidado que meu apartamento.

Por cem dólares a menos, outra amiga minha escolheu homestay.  Porém, era bem longe: ela precisava pegar dois ônibus para ir pra aula e o sistema de ônibus em Irvine é absurdo de ruim e caro. Além disso, ela acabou pegando uma família fanática religiosa que não a deixava sair aos domingos porque “ela tinha que ir para a igreja com eles”.

Como eu disse, é sorte. No meu caso, apesar de o apartamento não ser o melhor do mundo, era muito bom. No primeiro mês tive alguns problemas com a minha roommate, como já contei aqui. Depois, consegui trocar de quarto (a faculdade não troca ninguém de apartamento, então se for muito ruim, não vai ter jeito, é o kitemprahoje e até o final do curso). Mas tivemos vários problemas com limpeza, por exemplo. Eu morava com duas meninas com 19 anos e outra de 24, a mesma idade que eu.

Por serem muito novas, as meninas não entendiam que, por exemplo, o fogão precisa ser limpo. Ou então usavam todas as panelas da casa para cozinhar e não lavavam por dias. Aquelas pequenas coisas do dia a dia que, durante a TPM, fazem qualquer um enlouquecer. Mas quem foi que disse que convivência é fácil? Aposto que elas me achavam fanática por limpeza também.

Mas, no fim, com sorte ou não, tudo o que você ganha é experiência. E juro, lavar banheiro, limpar cozinha, fazer mercado, lidar com a personalidade dos outros… Tudo isso ensina mais que qualquer outra experiência que já tive no Brasil.

Se quiser mais dicas sobre intercâmbio, você pode ler o meu e-book, Intercâmbio 21+ – Um guia para quem não tem tempo (nem dinheiro) a perderVocê adquirir a versão completa na Amazon ou baixar uma amostra gratuitamente aqui

Anúncios

2 comentários sobre “[Guia do Intercâmbio] casa de família ou dividir apartamento?

  1. Dyego Nery disse:

    Ana, é uma escolha difícil a se fazer, sem dúvidas. Acho que o importante pra quem opta dividir apartamento com alguém é pesquisar sobre o perfil das pessoas que irão morar com você, em redes sociais, etc. Esse post dá algumas dicas para pessoas que estão pensando em dividir aluguel com alguém pela primeira vez.
    http://www.webquarto.com.br/blog/2014/dicas-dividir-apartamento-primeira-vez/
    Parabéns pelo blog. :)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s