[Guia do Intercâmbio] Como se preparar para o TOEFL em dois meses (Parte II)

Como eu já disse aqui saber a estrutura da prova é uma das coisas mais importantes para se preparar.

O teste é dividido em quatro partes: reading, listening, speaking e writing. Cada parte tem um tempo para ser realizada, com um cronômetro na tela. Se o tempo acaba, a tela fecha e você segue para a próxima sessão, mesmo que não tenha finalizado. Por isso eu digo: se você souber se tranquilizar e administrar seu tempo, 50% da nota já é garantida.

Reading

Apesar de ter terminado o curso de inglês há alguns anos, confesso que tinha muita preguiça de ler e escrever em inglês. Por isso, me foquei bastante nos tipos de texto que você deve escrever na prova e em acelerar minha leitura (você não tem tempo para ficar pensando no sexo dos anjos, como diz meu pai). Baixei alguns livros não-acadêmicos em inglês (The fault in our stars e The Silver Linnings Playbook <3) e lia o site do New York Times e do New Yorker todos os dias.

Mas o truque principal para essa sessão é que o primeiro parágrafo do texto corresponde à primeira pergunta, o segundo, a segunda… e por aí vai. Você não precisa e nem vai ter tempo para ler o texto todo. A quantidade de textos e questões varia conforme você vai respondendo. Não lembro quantos textos apareceram pra mim, mas foram dois ou mais.

Listening

Nunca tive muitos problemas com ouvir e entender o que estavam falando, então confesso que também não dei muita atenção pra isso durante os estudos. Fiz os simulados e assisti muitos filmes/seriados sem legenda.

Normalmente os áudios são professores e alunos discutindo algo pertinente ao dia a dia na faculdade. Nada muito absurdo também. O importante nessa sessão é tomar notas com rapidez, porque você não sabe qual tipo de questão será feita a seguir.

Speaking

Meu foco principal era essa sessão. Quando soube que teria um tempo curto e limitado para pensar em um determinado assunto e para falar, bateu um leve desespero. Então 75% do tempo das minhas aulas foram treinando isso com a professora.

Com o tempo, ficou mais fácil por um motivo: saber que seriam seis questões e estar preparada para o que viria a seguir. A primeira questão é sempre sobre você, a segunda tem duas opções e você deve escolher uma delas e explicar o porquê… e por aí vai.

Essa sessão tem dois segredos: o primeiro é tomar boas notas que, como já indiquei na parte um, o Barron’s (LINK PATROCINADO) te ensina diversas maneiras de fazer isso (tanto pro TOEFL como pra vida). O segundo segredo é mais fácil: não parar de falar enquanto o tempo não acaba. Mesmo que você já tenha finalizado seu raciocínio, se o tempo não acabou, continue falando. Ficar em silêncio desconta muitos pontos.

Acabei tirando 29 pontos de 30, nessa sessão e não acho que meu vocabulário foi muito avançado. Então acredito que o segredo seja, mesmo, não parar de falar.

Writing

Como já disse, meu foco era a sessão anterior. Quando ela acabou, consegui fazer uma pausa, ir ao banheiro, beber uma água e respirar tranquila, haha. Mais em paz, consegui finalizar a prova e fazer os dois textos da parte final.

O primeiro é sobre você. No meu caso eu tive que escolher qual, de dois, clubes da faculdade eu gostaria de participar. E, claro, justificar. No segundo, havia um texto sobre o mosquito da dengue. Depois de ler, eu tinha que interpretá-lo em outro texto. Não achei difícil, mas vale lembrar que o tema varia muito de prova pra prova.

bdafe4e2bb3f11e2bb5122000a9e2955_7

Eu acabei finalizando a prova em 2h30, em vez de quatro horas. Fui a primeira da sala a terminar, apesar de ter feito uma pausa no final de cada sessão (é o único tempo que você pode pausar sem que o tempo da prova continue rolando). Não achei a prova, em si, difícil. Com inteligência emocional, 50% da nota está garantida, pode ter certeza.

Se quiser mais dicas sobre intercâmbio, você pode ler o meu e-book, Intercâmbio 21+ – Um guia para quem não tem tempo (nem dinheiro) a perderVocê adquirir a versão completa na Amazon ou baixar uma amostra gratuitamente aqui

Anúncios

Um comentário sobre “[Guia do Intercâmbio] Como se preparar para o TOEFL em dois meses (Parte II)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s