[Guia do intercâmbio] Como tirar visto de estudante?

Vamos falar a verdade, tirar visto já dá um pouco de medo. Você gasta uma grana boa para marcar a entrevista, tira folga no trabalho, acorda cedo, fica o maior tempo na fila e… nunca tem 100% de certeza de que vai dar certo. No meu caso foi relativamente simples e, por isso, achei bacana dar algumas dicas aqui.

i20

Antes de qualquer coisa tenha seu I20 em mãos. Não tem, não chegou, a faculdade/escola ainda não enviou, os Correios tão em greve? Nem tente a sorte. Você vai perder tempo (o seu e do entrevistador), dinheiro e, muito provavelmente não vai conseguir ter seu visto aprovado. Não sabe o que é i20? Dá uma olhada no site da Embaixada Americana. 

Taxa Sevis

Alguém disse que tirar visto era barato? Lá se vão mais US$ 200 que você poderia guardar pra comprar muamba. Essa é uma taxa paga para o registro dos estudantes em solo americano. Você precisa de um código no comprovante de pagamento para agendar sua entrevista. E, para conseguir pagá-la, você precisa do seu… I20!

giphy (5)

Eu me sentia exatamente assim durante essa fase…

Entrevista – CASV

Se você ainda não tem visto, vai precisar ir antes ao Centro de Atendimento aos Solicitantes de Visto, o CASV, para tirar foto e suas digitais. O processo é bem simples, mas um pouco demorado. Então vá com uma roupa e calçados confortáveis, já que você provavelmente vai ficar em pé e a céu aberto por um tempo. Só leve com você os documentos necessários e o comprovante de pagamento (se você não tiver, vai precisar imprimir na rua e, obviamente, vai pagar caro por isso). Eles não deixam entrar com bolsa e, claro, existem vários porta-volumes na rua – mas custam entre R$ 5 e 10. Melhor deixar no carro.

Se você estiver em São Paulo e for ao CASV da Vila Mariana, a rua de trás tem uma UNIP. Além disso, com um pouco de sorte dá pra parar o carro na rua. Se não conseguir, tem alguns estacionamentos mais baratos nas ruas próximas. O mesmo vale para impressões. As da rua do CASV são bem caras e, na rua de trás (a da UNIP), custam o preço normal.

giphy (6)

Entrevista – Consulado

As regras são as mesmas do CASV: só documentos, nada de bolsa, mochila ou celular. Roupas confortáveis também, já que a fila tende a ser ainda maior. Cintos, jóias e relógios devem ser tirados no raio x, então é bom evitar também. Eu levei um Club Social, livro e palavra cruzada, tudo em uma pasta transparente. Não existe fila preferencial e você só fica sentado (se der sorte) antes da última fila para a entrevista.

Eu preferi ir de trem para não ser abusada sexualmente pelos estacionamentos da redondeza. Peguei a Linha 9-Esmeralda. Da estação Morumbi dá uns 10 minutos de caminhada.

A entrevista também foi bem tranquila e rápida. Estava um pouco nervosa no começo, porque o menino da minha frente tentou visto de estudante também e foi recusado. Mas, mais uma vez: ele não tinha nem i20, não sabia direito onde ia estudar e nem responder as perguntas do cônsul.

Se você não está mentindo, não tem com o que se preocupar. Leve todos os documentos que eles possam pedir, pois assim você tem como comprovar o que está dizendo. Além dos básicos, levei as cartas da faculdade, os e-mail que troquei com eles, a carta de aprovação, a nota/carta do TOEFL e comprovante de recursos financeiros.

Meu entrevistador me perguntou o que já tinha respondido na ficha de inscrição que a gente preenche no site do consulado. Quando eu disse que ia estudar Marketing e não inglês, ele me perguntou, em inglês, onde eu estudei e porque ia para a Califórnia. Eu respondi e ele voltou a falar em português, me pedindo o comprovante de recursos financeiros. Depois me deu a aprovação e eu saí cantando “garota, eu vou pra Califóooornia…”

welcome to the oc bitch

Muitos sites dizem para ir com roupa formal, arrumadinho, mas, não achei que isso conte muita coisa. A janelinha da entrevista mal dá pra olhar a camiseta que você está vestido. Eles estão mais interessados se você tem motivos para voltar ao país ou se você está mentindo. Resta ficar tranquilo e responder com calma e diretamente tudo que eles perguntarem.

Se quiser mais dicas sobre intercâmbio, você pode ler o meu e-book, Intercâmbio 21+ – Um guia para quem não tem tempo (nem dinheiro) a perderVocê adquirir a versão completa na Amazon ou baixar uma amostra gratuitamente aqui

Anúncios

2 comentários sobre “[Guia do intercâmbio] Como tirar visto de estudante?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s