10 coisas que ninguém conta sobre OC

Como já disse aqui, antes de ir estudar fora é bem importante ter o máximo de informações possíveis sobre a cidade em que você vai ficar para não se surpreender. Eu morei na em Irvine, em Orange County, por dois motivos: Disney e The OC localização e Vale do Silício. Mas chegando lá eu vi que a vida não tinha nada a ver com o seriado que marcou minha adolescência.

1. Você vai precisar de um carro…

Chega a ser engraçado falar isso. Quando você pensa em morar no exterior, acha que tudo é perfeito e melhor do que no Brasil. E realmente, o transporte público the OC é melhor que o do Brasil (não é difícil, vamos combinar): todos os ônibus têm ar condicionado, são menores, confortáveis e os motoristas são educados. Só tem um porém: eles passam de hora em hora no ponto. O que quer dizer que, sim, se você se atrasar e perder o ônibus… vai ter que esperar, no mínimo, uma hora pelo próximo.

giphy

E o transporte público só funciona até as 8 da noite, ok?

2. …mas nem pense em pegar um táxi

Se você mora em São Paulo e costuma pegar táxis, sabe que é só dizer aonde vai, que o taxista chega. Pode demorar, ficar preso na marginal, ou pagar voltas a mais, mas, cedo ou tarde, você chega, certo? Os taxistas de OC não são assim. Se você quer ir para o shopping, por exemplo, não adianta dizer que quer ir ao shopping – por mais que só tenha um na cidade. Você tem que passar o endereço. De outra forma eles se perdem. Ah! E não adianta acenar para o táxi na rua: eles não param. Você tem que ligar para alguma companhia e aguardar, pelo menos, uns 30 minutos. (ou seja: celular cara de pau é item de primeira necessidade).

3. Você não vai conseguir entrar no mar

As praias são da Califórnia são lindas, limpas e… geladas. Já pensou em mergulhar no Pólo Norte? A sensação deve ser a mesma. Em três meses eu só tive coragem de entrar no mar uma vez e ainda sim pareceu que meu cérebro tinha congelado.

1384311_10202469325074507_1829147955_n

Essa foi a minha expressão a primeira (e única) vez que entrei no mar da Califórnia

4. Você vai se sentir na Liberdade (SP)

Sabe quando você vai na Liberdade, em São Paulo, pede um pastel e o atendente começa a falar em outra língua com os funcionários? É assim que você vai se sentir em OC. Segundo um dos meus professores da UCI, o homem caucasiano é minoria em Irvine: a grande maioria das pessoas que moram lá são asiáticas. E eles vivem falando em mandarim, japonês ou coreano entre eles. Com algum tempo por lá você já começa a perceber a diferença entre as línguas e culturas.

13274334

 Só que não tem pastel :(  (e a foto é da Folha de São Paulo)

5. Não existe Mc Donald’s

Não existe amor em SP, nem Mc Donald’s em Irvine. Em Newport você até encontra um Mc Donald’s (que não é 24h, vale lembrar), mas em Irvine você só vai achar comida orgânica. E até cerveja orgânica. Ou papel higiênico orgânico. Nem parece que você está nos Estados Unidos. No começo eu me irritava bastante, mas depois me acostumei com o kit e, apesar de gastar uma grana boa no mercado, não fiquei doente nenhuma vez durante todo o período de intercâmbio. Até minha rinite teve uma boa melhora.

giphy

 Mas depois de um mês você se sente assim

6. …E nem balada

Você assistiu todas as temporadas de The OC e acha que vai chegar fazendo a Marisa Cooper no rolê? Não vai. E não vai porque não tem rolê.

Se você quer ir para algum bar ou balada, saiba que só tem um (bar E balada) – e é em Newport, por isso você precisa de um carro. Até as 22h o Woody’s é um restaurante familiar (muito bom por sinal). Mas depois desse horário o local se transforma – sabe lá como – em uma balada. E sabe aquelas músicas do Summer Hits da Jovem Pan de 3 anos atrás? É o que vai tocar lá. E 2 am eles fecham.

tn-1595871-tn-dpt-peninsula-culture-2-jpg-20131108

7.  Irvine é a cidade mais segura dos Estados Unidos

Mas isso você já sabe, certo? O que você não sabe é que ela é segura porque:

a)      não tem bar

b)      não tem balada

c)       não pode beber na rua (assim como em todo o país, mas né…)

d)      não pode fazer barulho depois das 22h.

E as pessoas/policiais levam as leis a sério! Então nem pense em fazer uma festinha depois das 22h, ou um esquenta com os amigos. Apenas não-vai-rolar.

giphy (2)

 Ordem e progress…não péra!

8. Sempre tem comida de graça

…basta você ser esperto o bastante pra encontrar em qual lugar. Os mercados (Trader Joe’s e Mother’s Margareth) costumam dar degustação (de comida orgânica) no horário do almoço. E, no meu caso, a UCI sempre fazia pic nic ou almoço para os alunos novos… Me passei por aluna de MBA várias vezes, haha. Mas o melhor era a Yogurtland, que dava dois copinhos para degustação dos sabores. Era minha sobremesa quase todo dia! #brazilianstyle

giphy (4)

9. Você não vai querer ver Starbucks pela frente

Se você gosta de café, vai odiar o Starbucks. Como marketing, eles se adaptam com as necessidades de cada país, o que quer dizer que o café deles no Brasil não é fraco… Mas por lá, mesmo que você peça um café brasileiro, vai ser ruim. Em compensação, existe o não-tão-hypado Peet’s Coffee, que é (um pouco) mais barato e muito melhor que o Starbucks. Eu até aprendi a ser menininha e tomar o sesonal Salt Caramel Mocca, que faço em casa até hoje <3

giphy (1)

…Mas mesmo depois de tudo isso: você não vai querer ir embora

A Califórnia é muito louca. Um dia você ama, no outro quer jogar sua roommate pela sacada odeia.  Mas é um lugar incrível. Com roupa especial (não esqueça da água fria), você consegue surfar ou fazer stand up paddle. Se você dirigir até Los Angeles, dá pra esquiar e/ou fazer snowboard. O trânsito deles não tem comparação com o nosso. O ar é limpo e dá vontade de correr, andar de skate ou bicicleta. As pessoas são simpáticas, perguntam como você está e estão sempre interessadas em saber mais sobre você e seu país.

giphy (3)

 

Se quiser mais dicas sobre intercâmbio, você pode ler o meu e-book, Intercâmbio 21+ – Um guia para quem não tem tempo (nem dinheiro) a perderVocê adquirir a versão completa na Amazon ou baixar uma amostra gratuitamente aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s