[Guilhermices] 21/12/2004

Eu tinha 15 anos quando fui chamada para dançar em uma festa de 15 anos. Aquela deveria ser a terceira ou quarta festa que desenvolvia esse papel. Sua avó, caprichosa como sempre, marcou maquiagem e cabelo em um salão. Compramos sapatos (cor de rosa e bregas, assim como o vestido que eu usaria), bolsa-de-festa e até um conjunto de lingerie que não marcasse na roupa.

No dia marcado, 21 de dezembro de 2004, fui até o salão com uma amiga. Me deitei em uma maca, na sala da noiva, com o vestido pendurado ao lado, e a maquiadora começou a conversar comigo:

– Você gosta de quais cores? Como você quer sua maquiagem?

Depois de tudo combinado, ela disse: “Preciso tirar a sua sobrancelha, se não a maquiagem não vai ficar boa”. Eu disse que tudo bem, contanto que ela não deixasse fino demais. “Não se preocupa, vou só limpar alguns fiozinhos”. Algum tempo depois, ela começou a bufar:

– Você não me avisou que tinha uma cicatriz!
– Mas eu não tenho
– Tem, sim.
– Eu não lembro de ter machucado o rosto

– Mas você tem uma cicatriz, sim. Bem no canto, olha só – apontou, me mostrando um espelho – Você deve ter caído quando era criança.

Realmente, eu não me lembrava de ter machucado o rosto ou de um tombo tão grave que deixasse uma marca. E realmente, eu tinha uma marca ali. Depois de insistir no assunto, a maquiadora passou um lápis e disfarçou o tal defeito.

Então, todas as vezes que eu ia fazer a sobrancelha, avisava de prontidão: “Eu tenho uma cicatriz…”. Até que, um dia, sua avó me ouviu:

– Você não tem cicatriz nenhuma
– Tenho. Devo ter caído quando era criança
– Não caiu
– Mas e essa marca?
– Isso é uma falha. Eu também tenho. E foi assim que eu entendi: a gente não deve acreditar, nunca, no que dizem sobre a gente. No fundo, só a gente sabe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s