Só quem se mostra se encontra

Já há algum tempo eu evito escutar Cazuza. Assisti ao filme tantas vezes, mergulhei tanto em sua história que grande parte do que ele compôs passou a me trazer uma sensação ruim.

Ainda sim, o cara tem uma frase que corre solta no Facebook (talvez com o codinome Clarice Lispector):

“Nunca tive medo de me mostrar. Você pode ficar escondido em casa, protegido pelas paredes. Mas você está vivo. Essa vida é para se mostrar. Só quem se mostra se encontra, por mais que se perca no caminho.”

Pois é. A gente está vivo, mas como é difícil se mostrar – e mais ainda se encontrar.

Por muito tempo tive um pseudo-pavor em expor minhas ideias, falar sobre mim ou escrever o que penso – ainda tenho, confesso. Muitas coisas aconteceram até que eu tivesse um pouco mais de coragem para expor por aqui. Entre elas, o curso de escrita da Clara Averbuck e o Roube como um Artista, um daqueles livros feito por gente real (e não androides com perfil no Instagram que largaram o emprego e, às 5 da manhã já correram 5k, meditaram, estão produzindo e ganhando milhões).

Desde então, virei stalker do Austin Kleon, autor do livro (uma das dicas do cara, aliás, é seguir quem e o que te inspira) e o blog dele se tornou quase uma leitura obrigatória. Das coisas que ele escreve, tirei algumas lições, como:

  • Quando a gente se mostra nos nossos trabalhos e projetos, abre possibilidade para que pessoas se identifiquem com o que a gente acredita se aproximem. Uma coisa meio The Secret, só que vida real.
  • Faça anotações. O tempo todo, onde estiver. Eu uso o Notas, do Iphone, e depois acesso tudo pelo iCloud, do computador. Pelo menos assim não tenho que levantar da cama às 3 da manhã, quando surge alguma ideia (e não perco dias depois, quando percebo que joguei os papéis fora).
  • Só quem duvida de si mesmo pode ser ser bom.
  • Você não precisa ter o material certo, a idade certa, o emprego certo para começar. Você só precisa querer. NÃO ESPERE e isso vale para muitas coisas na vida. (Leia também: Tudo o que você não precisa)
  • E,a mais importante: Enquanto você não tem coragem de se expor, fake it till you make it, ou: faça mesmo assim, até que você nem se importe mais com o que os outros vão pensar.
Anúncios

2 comentários sobre “Só quem se mostra se encontra

    • Ana Sasso disse:

      Oi Val! :) fico super feliz que gostou do post! Vc já leu o livro? Vale muito a pena! Já coloquei o segundo livro dele na lista, hehehe :)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s